Blog

Anvisa determina apreensão e proibição de versões falsificadas de suplementos alimentares

Anvisa determina apreensão e proibição de versões falsificadas de suplementos alimentares

 

A Anvisa publicou, no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta quinta-feira (23/11), a determinação de apreensão e a proibição da fabricação, distribuição, comercialização e propaganda dos suplementos alimentares falsificados COQ-10 200mg, KRILL VIT, ÔMEGA 3 - EPA DHA e OMEGAFOR VISION, marca Vitafor. Os produtos são divulgados e comercializados em diversas plataformas eletrônicas de vendas. A medida foi divulgada por meio da Resolução-RE 4.445, de 21 de novembro de 2023.

 

A empresa distribuidora dos produtos, Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda. - CNPJ: 07.455.576/0001-92, comunicou à Anvisa a falsificação de seus produtos e disponibilizou imagens com as diferenças entre os produtos originais e os falsificados.  

 

Para saber diferenciá-los, é necessário ficar atento às características das embalagens e dos rótulos, pois, em algumas situações, as diferenças podem ser sutis. Há diferenças também nas características das cápsulas. 

 

Veja como diferenciar o produto original do falsificado 

 

Coenzima Q10 original é apresentado em cápsulas gelatinosas alaranjadas, enquanto há versões falsificadas em cápsulas duras e cápsulas gelatinosas amarelas. O frasco do produto falsificado é mais brilhoso que o do produto original. O rótulo do produto falsificado possui letras um pouco maiores do que o original. As informações sobre lote e validade do produto original estão descritas no fundo do frasco, enquanto as do produto falsificado estão no rótulo lateral. 

 

Imagens do fasco Original e Falsificado

 

KRILL VIT original é apresentado em cápsulas gelatinosas pretas, enquanto o falsificado é apresentado em cápsulas duras. O frasco do produto falsificado é mais brilhoso que o do produto original. O rótulo do produto falsificado possui tonalidade de azul mais clara. 

 

Imagens do fasco Original e Falsificado

 

ÔMEGA 3 EPA DHA falsificado é apresentado em cápsulas gelatinosas transparentes, com pouca diferença do original. A tampa do rótulo original é azul- escura, enquanto nas versões do produto falsificado a tampa é branca. As informações de rotulagem dos painéis secundários do rótulo do produto original são coloridas e as do produto falsificado são em preto e branco. 

 

Imagens do fasco Original e Falsificado

 

Se você adquiriu um produto e está em dúvida se é falsificado, entre em contato com a fabricante do produto original, pelo e-mail sac@vitafor.com.br.  

A Anvisa solicita aos serviços de saúde que, caso ​identifiquem unidades com essas características de falsificação, não utilizem os produtos e comuniquem o fato à Agência, pelos Canais de Atendimento  https://www.gov.br/anvisa/pt-br e pelo https://falabr.cgu.gov.br/, ou às Vigilâncias Sanitárias (Visas) locais, por meio dos canais disponíveis para consulta no portal da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/snvs/contatos-vigilancias-sanitarias  

 

A Agência continua investigando o caso e adotando as medidas necessárias.  

 

Esta notícia está clara para você? Clique aqui e responda nossa pesquisa em menos de 1 minuto.

 

 

Saúde e Vigilância Sanitária
 
 
Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023/anvisa-determina-apreensao-e-proibicao-de-versoes-falsificadas-dos-suplementos-alimentares

ESTAMOS SEMPRE PREPARADOS

PARA TE AJUDAR

Fique à vontade para tirar suas dúvidas com a gente. Estamos aqui para ouvir suas sugestões, reclamações, dúvidas, e, se precisar de mais informações sobre o "mundo" da Allpharma, será um prazer compartilhar com você! 

Ao continuar utilizando nosso site, você concorda com que armazenemos cookies em seu dispositivo para melhoria contínua da experiência de navegação dos usuários além do possível tratamento de dados. Ao fechar esta mensagem sem modificar as definições do seu navegador, os cookies continuarão ativos.

Política de privacidade